Faça o seu comentário

:

:







Comentários

Página 2 de 3 (103 comentários)
« Ant. | Primeira | 1 | 2 | 3 | | Última | Prox. »

João Henrique em 13 de maio de 2011 às 10:12:21»
"Até hoje, não provaram a existência/inexistência de divindades. Portanto, até que provem o contrário, tudo relativo às religiões foi sim idealizado pelo homem."

Só lhe será provado após a morte, quando todos iremo conhecer a verdade.

Até concordo que não foi provado, mas fica tranquilo que também não será...

E quando for provado, será tarde demais!!!
Politico Honesto em 13 de maio de 2011 às 09:52:51»
"A base dela foi passada aos homens divinamente, porém as doutrinas e o "dia-a-dia" não, portanto devemos pesar cada uma delas."

Até hoje, não provaram a existência/inexistência de divindades. Portanto, até que provem o contrário, tudo relativo às religiões foi sim idealizado pelo homem.
João Henrique em 13 de maio de 2011 às 09:03:46»
Moon, a religião sempre foi usada como a desculpa ideal para se "conquistar o mundo"...
Acredito que a única contribuição da religião é o contigente de pessoas que ela convence a fazer parte do plano de seu idealizador...
Mas como pode-se ver, os ideais principais das religiões(que eu conheço pelo menos) são norteadas pela bondade e caridade ao próximo e não por discriminação...
Quem faz esta parte de discriminação é o Homem....
Pelos comentários vi que alguém disse que a religião foi feita pelo Homem, concordo porém discordo...
A base dela foi passada aos homens divinamente, porém as doutrinas e o "dia-a-dia" não, portanto devemos pesar cada uma delas.
CHUVEIRO VELHO em 13 de maio de 2011 às 08:42:48»
Tô nem ligando
e quando ligo nem esquento
Moonwalker em 13 de maio de 2011 às 08:15:26»
Isso é verdade, Admin. Eu tenho um grande problema: eu acredito SIM que ter uma religião de certa forma ME ajuda a lembrar de coisas que preciso melhorar para ser considerado bom.
Mas eu NÃO acredito que a religião faz isso para TODAS as pessoas. Aliás, na realidade, o que temos visto no mundo é exatamente o contrário. Ela tem mesmo contribuído para que se façam guerras e haja discórdia. Mas convenhamos que não é só ela que dá tal contribuição. ;)
em 13 de maio de 2011 às 08:09:58»
ICTUS, daqui a pouco aparece um ou outro DV e a gente volta a nossa 'programação normal!'.
Tenham um bom dia!
ICTUS em 13 de maio de 2011 às 08:01:56»
sara romero

é que aqui, uns já cansaram de bater, e outros já cansaram de apanhar.
O pessoal só está tomando um fôlego :P
sara romero em 13 de maio de 2011 às 03:53:00»
olha "pensador" aqui não teve briga, mas coloquei esse post no meu facebook, e lá gerou uma discórdia danada! dhauisdhausds
FoxRaider em 13 de maio de 2011 às 01:10:25»
'ninguém aqui brigou nesse post ou teve um ataque de pelanca 8O...tenho uma leve impressão de que isso se deve ao fato de... 8O ó, então é isso, sim, provavelmente deve ser 8O
KaiserThel em 12 de maio de 2011 às 23:34:20»
Como C.S Lewis apresentou em Nárnia, não é o nome que você cultua, e sim o que você faz defendendo sua indole que nos é ulgado
FoxRaider em 12 de maio de 2011 às 23:27:04»
Após ler o post e alguns comentários me veio algo em mente que vejo muitos comentarem mas que sempre me incomodou: por que sempre que falamos em ser bons ou maus, vem junto sempre a ideia de sermos recompensados por isso?
Por que temos que ganhar algo por ser bons? Por que temos que ter algum motivo (do mais nobre ao mais sujo) para que façamos algo de bom aos outros? Por que não ser bom justamente "por ser melhor", por "não precisar de um motivo"?
Isso é algo que eu vejo de mal na religião. Mesmo que inconsciente, a maior parte dos religiosos (que eu conheço pelo menos), tende a fazer coisas boas visando uma recompensa no futuro, "um céu".

Eu simplesmente penso que para sermos bons, não precisamos de um motivo que nos obrigue a isso. Ser honesto e correto é melhor por ser melhor, não porque isso trará algum tipo de recompensa.

Não posso falar muito, porque sou defeituoso como todo mundo e tenho o meu "dark side". Felizmente tento corrigir meus erros, não por idealizar um paraíso após a minha morte, mas porque isso é simplesmente bom a todos, e não é a conduta religiosa que vai definir o meu nível de bondade, mas sim a minha própria consciência perante a nossa sociedade.

Provavelmente eu posso até estar sendo hipócrita agora, mas eu luto todo dia para evoluir moralmente como ser humano, e com isso ser melhor a todos que me rodeiam.

A religião não define o quão bom alguém é ou deverá ser, e em alguns casos ela até promove (por meio de dogmas) ódio a grupos que diferenciam de seus ideais e doutrinas. Em contrapartida a falta de religiosidade também não influi no que alguém é. As pessoas simplesmente são boas ou más naturalmente, fruto dos meios em que foram criadas e da educação que tiveram. Por fim, também são influenciadas pelo próprio ideal de vida que criam a partir de seu conhecimento vivido.

O que importa são as atitudes, não as crenças. :wink:
revolt4d4 em 12 de maio de 2011 às 23:26:39»
A religião está dentro de nós, não seguir uma religião não significa não ter fé, pra mim é assim.
Pitralon em 12 de maio de 2011 às 23:20:52»
Quantos ateus mataram o seu semelhante em nome da sua convicção?
Quantos crentes mataram o seu semelhante em nome do seu deus?
A matemática é impiedosa.
Marya em 12 de maio de 2011 às 21:19:55»
Admin,

Você citou a população carcerária religiosa.
Mas, acho que isso faz parte da nossa cultura não?
Quem vai para a prisão? Os pobres e sem instrução.
Quem são os ateus? Os intelectualizados.
Quem tem nível universitário vai para a cadeia? Vai, para a cadeia especial.
Você já viu colarinho branco ir para a cadeia?
Todos nós sabemos que o Brasil está cheio de bandidos ricos soltos, e que bandido preso só os pobres mesmo.
E eu aposto que entre os bandidos ricos deve haver muito ateu.
em 12 de maio de 2011 às 21:07:12»
Cristina Maria.
É uma nota de pesar. Não tem mais do que a intenção de comunicar e deixar uma mensagem pra quem ainda esta entre os vivos.
Hoje mesmo, eu estou nas mesmas condições. Entendo muito bem.
Olhe! Pare! Viva.
Bjs.
Marya em 12 de maio de 2011 às 20:33:50»
Por que a gente não pode comentar no post do Moon?
Ta lá pra que então?
LukeSchimmel em 12 de maio de 2011 às 20:17:30»
Uma religião não muda a conduta ou faz de alguém melhor :?
Moon, o que a pesquisa quis dizer é que como os religiosos dizem que sua religiosidade as fazem pessoas melhores, logo, deveriam existir pouquíssimos ,ou até mesmo nenhum religioso na cadeia, afinal, segundo eles as são pessoas melhores.
Mas no meu ver, o máximo que uma religião pode fazer é servir como apoio, se alguém quer mudar, pode usar a religião como referencia, assim como pode usar os valores morais e o que quer que seja.
E para mim, se alguém é mau, vai ser mau, se é bom, vai ser bom, independente de religião. Uma pessoa não nasce má, se torna má e não é a religião que impedirá isto.
Então, não importa se alguém é da Igreja Quadrangular do Dodecágono Esférico ou de um clube ateu, não vai mudar o caráter.
LucianoBlues em 12 de maio de 2011 às 19:50:21»
O problema é que generalizam mesmo. Generalizam pra valer, não deixando espaço pra meio-termo.

Tudo o que envolve reflexão deveria ser considerado em sua mais simples essência, livre dos pesos criados pelo próprio homem.

Eu, que creio em Deus, se me coloco a julgar algo, então sei que meu julgamento não é correto. Busco apenas verificar o que aconteceu, compreender o que puder e pronto. Não deveria perder meu tempo ou energias em manter qualquer sentimento negativo por nada.

A Verdade vai vir em algum ponto do caminho da humanidade, mesmo que seja no seu fim.

Então, o que torna tudo melhor ou pior, é o uso que fazem da Verdade... e cada um tem a sua própria.
Redação em 12 de maio de 2011 às 19:39:08»
Moon, os religiosos dizem que a religiosidade faz com que sejam melhores pessoas. Isso com certeza é verdade, não há como questionar, inclusive creio que até um bandido tente se tornar uma melhor pessoa por isso. Mas os religiosos igualmente gostam de repetir e generalizar que acreditar em Deus os torna uma referência de moralidade, como se fossem melhores do que quem acredita em Alá, ou em Buda ou de quem não acredita em nada.

Ao que parece a religião quer para si o monopólio da moral, mas referência de moralidade para mim é a pessoa que segue as regras básicas de uma sociedade: é o cientista, é o professor, é o pai que tenta educar seu filho, independente se são religiosos ou não. E exatamente por isso cito a população carcerária religiosa, que é onde o calo mais aperta. Se a moral cristã tivesse alguma valia não teríamos tantos presos crentes e nenhum ateísta. Isto não é uma generalização é um fato baseado em simples números.

Quanto a frase de Weinberg creio que ele quis dizer que ateus e religiosos bons podem um dia fazer o mal por razões diversas, mas um ateu não o fará somente por ser ateu. Já o religioso, pelas circunstâncias, o faz naturalmente. Explico: a religião, como todos sabem, é cheia de dogmas que em alguns casos podem supor algum tipo de implicação negativa para um determinado grupo ou até para toda a sociedade. Isso quer dizer que simplesmete seguir algumas das leis ultrapassadas da religião já é uma forma de ser um pouco responsável por parte dos problemas causados por ela.

Fraternos abraços
em 12 de maio de 2011 às 19:20:22»
Esse é justamente o ponto que me intriga. Procurar ser o menos errado (já que o mais correto é ilusão) possivel é esperar uma recompensa? Um brinde, se preferir, no fim de tudo?
Eu não imagino as coisas assim. Ser melhor ou ao menos tentar pra no fim ser rotulado! "Voce! Bonzinho!"

Desculpa, discordo.
Marya em 12 de maio de 2011 às 18:58:11»
Tudo é relativo.
Tem gente que acha que religião é algo ruim então tudo de ruim que acontecer vai ser culpa da religião.
Depende do que é religião para você.
Para mim religião é uma coisa boa, porque a minha é uma boa religião.
Eu nunca achei que as pessoas religiosas são melhores que as não religiosas. Seria muita infantilidade pensar assim.
Todos nós sabemos que há religiosos maus e ateus bons.

Porém Deus quer a salvação de todos .
Jesus disse: " Eu vim não para chamar os justos, mas os pecadores"
E disse também: " Há muito mais alegria no céu por um pecador arrependido do que por um justo.
Eu não acho que fazemos o bem só porque queremos uma recompensa.

Eu procuro ser uma pessoa boa ( nem sempre consigo ), procuro fazer as coisas certas, mas quem me garante que mesmo assim irei para o céu? Quem é que pode saber?

E quem garante que uma pessoa má irá para o inferno?
E se essa pessoa má se arrepender de suas maldades no último instante de sua vida e for perdoada?
Quem é que pode saber?
Quem é que pode garantir que ela vai para o inferno?
Quem somos nós para sabermos?
Só quem sabe é Deus.
À nós não nos cabe julgar por este ou por aquele, dizer que este vai para o céu porque foi na missa e aquele vai para o inferno porque foi na balada.
Quem garante que não acontecerá justamente o contrário?
Depende do que se passa no coração de cada um, e isso só Deus pode saber.

À nós cabe apenas procurarmos andar direito ( ou não ), e mesmo assim não poderemos saber se seremos dignos de recompensa.
Hatasil em 12 de maio de 2011 às 18:42:30»
O homem criou o seu deus à sua imagem e semelhança.

Estudem as Histórias dos povos. As religiões são a maior praga do mundo.
Ricardo Porto em 12 de maio de 2011 às 18:16:14»
O Homem criou Deus à sua imagem e semelhança.
em 12 de maio de 2011 às 17:47:00»
E eu não tenho dó de ninguém!
grand em 12 de maio de 2011 às 17:21:03»
TENHO DÓ DE ALGUNS DE VCS
Politico Honesto em 12 de maio de 2011 às 17:02:00»
Exatamente!
João Henrique em 12 de maio de 2011 às 16:55:33»
Ou aos políticos corruptos, policiais sujos e por ai vai....
Em qualquer parte da sociedade vai ter gente boa e gente ruim...
Não pode-se generalizar!
Kennedy Leandro em 12 de maio de 2011 às 16:48:39»
Frequentar uma igreja te torna bom, assim como frequentar uma garagem te torna um carro...
Politico Honesto em 12 de maio de 2011 às 16:48:06»
A meu ver, tudo não passa de seguir ou não ideologias. Até hoje, não há qualquer prova da existência/inexistência de divindades. Portanto, olhando por esse lado, o binômio religião/crença pode ser "substituído" por ideologia. Quando você segue uma determinada religião, é porque a ideologia dela faz sentido para você (embora você possa discordar de um ou mais de seus aspectos).
João Henrique em 12 de maio de 2011 às 16:47:40»
Entendo Politico Honesto!
Agora deixa eu te perguntar uma última coisa, e prometo que paro de te encher!
Voce não acha que o fato de continuar "preso" à religião seria uma falta de "peito", ou até mesmo de caráter?
Sei que pode haver alguns poucos casos em que isso se torne impossível, mas a porcentagem seria mínima para levar em consideração!
Leo Sllyver em 12 de maio de 2011 às 16:47:36»
O importante é ter conciencia dos seus atos, independente da religião.
O bem e o Mal não são pontos de vista, o mal é simplesmente a capacidade do indivíduo de pensar apenas em sí mesmo, ignorando o bem estar de todos a sua volta. Quando isto ocorre, temos pessoas irresponsáveis, mesquinhas e que são capazes de roubar, ferir ou matar seus semelhantes por aquilo que apenas ele considera correto, justo ou necessário.
Compreensão, empatia e autruísmo são algumas características que nos fazem ser pessoas "do bem".
Politico Honesto em 12 de maio de 2011 às 16:42:54»
João, eu me referi mesmo àqueles que estão "presos" às religiões, seja lá por que motivo for - tradição de família, imposição da lei, enfim. O que quis dizer é que nem sempre uma pessoa de caráter pode se desvincular da religião/crença à qual pertence.
Poliana em 12 de maio de 2011 às 16:39:34»
O mal do homem cristão é acreditar mais na religião do que no próprio Jesus..
João Henrique em 12 de maio de 2011 às 16:39:02»
Politico Honesto, e quem disse que todos os muçulmanos não tem caráter??
Conheço muito muçulmano que não concorda com a maioria das vertentes seguidas...
Agora me diga uma coisa, a religião cristã como um todo, acredita que não é certo o sexo antes do casamento, quantos cristãos que vc conhece se casaram virgens???
Eu diria poucos...
Ai é uma coisa que a religião prega e a grande maioria não segue, assim como colocar meia dúzia de bananas de dinamite no corpo e explodir algo legal também pode não ser seguida caso vá de encontro às crenças e ao caráter da pessoa!!!
Politico Honesto em 12 de maio de 2011 às 16:36:51»
Uma coisa é certa: o ser humano faz as coisas para seu próprio benefício. Mesmo quando uma pessoa diz que faz um ato de caridade para ajudar o próximo, justificando que é somente para o bem de outro, ela o faz porque ver o bem de outra pessoa a fará se sentir bem.
Politico Honesto em 12 de maio de 2011 às 16:33:34»
João Henrique
"Se uma pessoa tem caráter, ela irá encontrar a religião que se molde com seu modo de vida..."

Não acho que seja bem por aí. Afinal de contas, e quanto àquelas pessoas que são "presas" à religião? Se for assim, os mulçumanos devem ser pessoas sem caráter.
João Henrique em 12 de maio de 2011 às 16:32:32»
Evandro, ótimo comentário!!!
Concordo que não cabe a nós julgar quem faz o bem pelo bem ou com segunda intenções.
O legal é ver, como no post de ontem do chines amigo, que ainda há pessoas que fazem o bem simplesmente pelo fato de isso ser o melhor para ele e para a sociedade em si...
Quando eu faço bem a alguém, me sinto melhor que a pessoa que recebeu o bem...
Dizem que quem semeia o bem, colhe o bem e quem semeia o mal colhe o mal....
Vai de cada um escolher o que semear para sua vida!!!
Mih em 12 de maio de 2011 às 16:31:57»
Concordo com a Dominique!
João Henrique em 12 de maio de 2011 às 16:25:57»
Aew galera, adoro tópicos assim pois sempre da um embate legal entre todos...
O mais interessante é ver os crentes defendendo a religião e os ateus defendendo a "não-religião"...
Sou crente e acredito em Deus, e concordo com o Admin quando diz que isso não me faz uma pessoa melhor para os outros...
Mas também discordo quando diz que a religião pode tornar uma pessoa má...
Se uma pessoa tem caráter, ela irá encontrar a religião que se molde com seu modo de vida...
Portanto o grande diferencial aqui é o CARÁTER, e não a religião em si...
Moon, adoro ler seus comentários pois são sempre ponderados e inteligentes!!
LucianoBlues em 12 de maio de 2011 às 16:12:10»
Quando se fala em "praticar o bem para receber a recompensa", na verdade a intenção é que uma vida calcada na prática e manutenção do Bem pode sim transformar alguém.

Muita coisa pode acontecer no meio do caminho, inclusive a transformação e aceitação de valores mais benéficos para o indivíduo e, consequentemente, a sociedade que o rodeia.

Afinal de contas não estamos falando de um adestramento pra ganhar um agrado, mas de anos e anos de construção pessoal, tudo baseado no livre arbítrio.

O "prêmio" passa a ser secundário.
Dominique em 12 de maio de 2011 às 16:12:08»
O fato de uma pessoa ser boa ou má independe da religião. Não vejo relação entre uma coisa e outra.
Evandro Eloy em 12 de maio de 2011 às 16:01:20»
Faz muito sentido UltraLuso... Muito embora conheço pessoas que fazem bem a outras que por muitas maneiras esperam e recebem sua recompensa aqui, e por isto são igualmente repulsivas...
Outras, esperam um dia receber algo, talvez a "vida eterna", levam uma vida em prol de outros... eu não estou apto a julgar Madre Tereza de Calcutá se ela queria ir para o céu...
Já acho que o fato de Ghandi gostar de se deitar com duas meninas de 14 a 15 anos durante a noite, para provar que mantinha-se casto...
Cada um tem seu modo estranho de ser bom, de fazer o bem... o importante é fazer a diferença!

Não devemos é ficar parados, sem fazermos nada pelo outro... pensando se estou ou não esperando algo de volta.
Angelik em 12 de maio de 2011 às 15:54:53»
Parabéns pelo excelente post Admin. :clap: :clap: :clap: :clap:
Eu concordo plenamente.
Até porque, acredito que DEUS * está dentro de nós e não fora e religião por si só não faz diferença alguma, as atitudes é que contam sobre o caráter.

*Quando falo a palavra DEUS não me refiro ao mesmo da bíblia ou o das religiões e sim a uma energia criadora e suprema que não tem nada ver com religião alguma e nem com qualquer personificação.
Paulo Pereiros em 12 de maio de 2011 às 15:52:15»
Acho que tem mais mérito quem é bom para os outros porque acha que assim deve ser e isso o faz sentir bem, do que quem é bom para os outros porque espera uma recompensa no após-vida ou teme um castigo eterno...
Nos dois casos, o resultado até pode ser o mesmo, mas a motivação de um é muito mais altruísta que a motivação interesseira do outro!
Evandro Eloy em 12 de maio de 2011 às 15:52:15»
Sei não... mas o Tyr acho que tá encanado com um profeta do futuro... he he he
Politico Honesto em 12 de maio de 2011 às 15:44:40»
Tô achando que tem a ver com o tema do tópico.
Moonwalker em 12 de maio de 2011 às 15:41:22»
Bom, daqui a dez horas vai ser de madrugada, Tyr... Isso pra mim é bem complicado... Mas estou curioso para saber o que pode ser tão inusitado... tem haver com o meu comentário?
Politico Honesto em 12 de maio de 2011 às 15:35:14»
Tyr, se você pensa isso quando escrevo seriamente aqui, imagine quando eu fizer o meu discurso de campanha à liderança mundial... Digo, à presidência! :roll:
em 12 de maio de 2011 às 15:29:09»
Moonwalker. Hoje vc vai presenciar algo que considero inusitado!
Marque no relógio aproximadamente 10 horas e volte aqui e leia. Vai entender do que estou falando... Ou escrevendo!
em 12 de maio de 2011 às 15:27:29»
Não é a religião ou a falta dela que vai fazer ninguém melhor. Isso já esta mais do que provado.
É o carater mesmo!

Politico Honesto! De novo! Com esse nick teu comentário soa esquisito! :lol:
Página 2 de 3 (103 comentários)
« Ant. | Primeira | 1 | 2 | 3 | | Última | Prox. »