Faça o seu comentário

:

:







Comentários

vanessa_tulio@hotmail.com em 06 de fevereiro de 2013 às 09:00:23»
QUE CULTURA E ESSA MINHA GENTE, SE INDIOS ACREIDITAM ESPIRITO ENTAO TINHA QUE TER CONSIDERADO ESSA CRIANCA COMO UM DEUS PARA ELES, NAO SACRIFICA-LA.
MAS O NOSSO DEUS E PODEROSO ELE NAO FALHA AGORA ELA ESTA EM BOAS MAOS, ESPERO QUE ELA SEJA UMA CRIANCA NORMAL SEM TRALMA.
rds em 24 de junho de 2009 às 17:08:56»
coitada
Marimbondo - Eu Sou o Cara em 14 de junho de 2009 às 20:58:11»
História muito triste e absurda!
Entendo que o que se passa nessa tribo se trata de uma cultura própria de seres humanos pouco informados em relação a vida e do direito de sobrevivência. Esse índio adulto que julga a criança indigena, alegando que a mesma possui um espirito maligno e que ela não tem alma, com toda a certeza é um estupido. Sei que a tribo em geral tem um conceito muito sério no que diz respeito a espiritos malignos e às crianças que nascem com anomalias físicas, portanto, coadunando com as ações do indio anteriormente citado e, observamos que nenhum dos demais indios adultos interferem na decisão de eliminar o inocênte indio supostamente possuido pelo espirito maligno, apesar de a criança indigena demonstrar certa dificuldade em se locomover, o que acontece com centenas de milhares de outras crianças comuns e que nem por isso são enterradas vivas ou eliminadas do convivio familiar e comunitários . Na realidade, o que falta para a citada tribo e demais comunidades indigenas espalhadas pelo Brasil é a intercedência da FUNAI, no sentido de esclarecê-los, educá-los e ensiná-los boas maneiras, embora sabendo que estes são seus costumes e suas tradições; mas, vale lembrá-los que estamos em pleno século XXI e que o maior patrimônio assegurado ao ser humano, ainda é o direito a vida. Chega de trazer para o mundo civilizado as tristezas e absurdos de comunidades que já deveriam estar distantes das visiveis mazelas e sofrimentos arcaicos, sem sentido e sem atração. É tempo de crescer e ensinar, aprender e praticar. Basta de tantos cargos, ditos para beneficiar aos índios; e que estes indigenistas não fiquem somente comendo gostoso e quietos. Movam, façam algo para o engrandecimento dos pioneiros das terras do Brasilete (Brasilaçu).
Kaoru em 27 de maio de 2009 às 16:15:48»
Coitada da pequena Hakani, não só dela, mas também das outras crianças vítimas dessas práticas tão cruéis... =/ Imagino como não devia se sentir a pequena com tudo o que viveu... Mas, Deus abençoe os Suzuki, por terem adotado a menina e devolvido-lhe o sorriso que sempre mantinha no rosto. Eu fiquei bastante comovida com essa história... O que a tribo queria fazer com a Hakani-chan era um absurdo! Esse tipo de coisa não existe! :ma: Tem cada injustiça que as pessoas fazem por ai...
diego doidão em 27 de dezembro de 2008 às 17:40:47»
esses malucos são doidos!!!
Mr.T em 11 de dezembro de 2008 às 00:45:17»
O que?! Direitos Humanos? Cultura? olhem, o conceito de direitos humanos universal foi criado pelos franceses em 1789 mas somente adotado pelo resto do mundo com a criação das Nações Unidas em 1948 ou seja tem pelo menos uns 60 anos. E claro, como sempre pensamos Cultura e Progresso para todos, hahaha olhem para a nossa bandeira e verão o pensamento positivista dos Fundadores da república. Vocês conseguem ver Ordem e Progresso? e a propósito, progresso para quem? Você acha que os índios devem ter água encanada, eletricidade e outros apetrechos da nossa "civilização" "Moderna"? Haha eles viveram(outro povos também) há séculos sem isso, e acham que só pelo motivo de estarmos no século XXI eles irão necessitar da ajuda do homem moderno?
O caso dessa menina foi um dentre os outros que acontecem sem que haja sobrevivente dentro da tribo dela. Cultura? Tradição? sim, cada tribo tem a sua,
Parque dos dinossauros(ou da idade da pedra) em pleno século XXI hahahahah meus caros internautas, esse é outro conceito contemporâneo. Cada povo vive de um jeito, ou vão querer mudar todos para um padrão ISO 9000 de Cultura(onde não matamos, não roubamos e que protegemos as crianças etc..) Acha que isso acontece na nossa tão cultural de intelecto supostamente superior?
Olhem os jornais!!!

Acham que o conceito de família que temos é a mesma para um índio ou para alguém de outro continente?
Não...cada lugar e tempo teve o seu conceito de família.
Veja o exemplo dos irmãos da menina Hakani. acha que eles viam ela como irmã deles? haha

Não olhem o caso da menina com os pressupostos que temos.....tentem enxergar além
Ah, um pequeno detalhe,
Fico feliz que a menina tenha sido adotada. e que ela esteja feliz. Nada mais, nada menos.
Joana em 09 de dezembro de 2008 às 16:55:08»
estou cansada desse remorso ocidental pelo que os nossos antepassados fizeram aos indios....
André Homem-pássaro em 09 de dezembro de 2008 às 11:40:00»
o administrador vc cortou minha opinião com o nome certo e deixou uma com o nome errado, volto a sugerir que seja criada uma forma de em caso de erro, o próprio autor possa retirar e arrumar a sua opinião, não sei, um tipo de ferramenta
ficou a opinião de um tal André Hoemem, e pode apagar esta aqui depois
Kodomo em 09 de dezembro de 2008 às 04:58:31»
Acho que deveriam interferir na cultura deles, e aos poucos, ensinar-lhes que o sacrifício humano não irá trazer benefício algum a ninguém, pelo contrário, talvez até mais desgraca. Se apenas uma tempestade, foi motivo para sacrificar alguns membros da tribo, imagine se fosse um terremoto??
karlinha em 09 de dezembro de 2008 às 00:26:10»
Totalmente Cruel e desumano..
Se isso ainda ocorre em pleno século XXI , o que nuão acontecia nos tempos passados?

Isso não pode nem ser chamado de cultura, fazer isso com uma criança.. MEUDEUS fim do mundo!

Sem comentários
Eu do rj em 08 de dezembro de 2008 às 22:02:24»
isso eh algo totalmente inaceitavel na minha opinião!!!
afinal e onde fika o direito a vida??? por mais q a criança seja india e tenha q seguir sua cultura onde fikia o direito a vida??

naum existem pessoas q podem kerer essa criança??

tantas mulheres kerem ser mães e naum podem... com isso adotam uma criança!!! por masi q eles vivam noi meio da selva, por mais q a cultura seja deles está erradíssimo!!
dizer q tbm existem, canibais e homens bomba eh uma justificativa invalida afinal ateh eles tem direito a vida como um outro kualker!!

eu acho q isso tem q acabar sim!!! isso naum eh questaum de cultura mas sim de respeito a vida acima de tudo!!! a vida em primeiro e depois sim a cultura
R 3 N 4 T I M em 08 de dezembro de 2008 às 21:44:46»
Um caso bem polemico ... :sha:
LoiraInteligente em 08 de dezembro de 2008 às 21:20:53»
Quando eu estudei os povos antigos, achava suas práticas tão absurdas. Os costumes Maia, Astecas... Mas o que mais me chocou foi a seleção de qualidade praticada em Esparta. Contudo agora parece-me que séculos depois, em terra tupiniquim faz-se a mesma coisa.
André Hoemem em 08 de dezembro de 2008 às 21:17:42»
Qdo o grande homem branco chegou aqui ele dizia vir trazer o progresso, e acabou por assassinar a maioria dos índios de nossas terras.
Eu só queria entender pq hj em pleno século XXI preferimos manter zoológicos humanos com a intensão de proteger culturas da idade da pedra?
Pq nós negamos a eles a cultura e o progresso? Pq acreditamos que não devemos interferir em seus costumes? Queremos um parque dos dinossauros humanos?
É muito mais fácil dizer que não se deve interferir nesta ou naquela cultura, do que auxiliar seres-humanos a evoluirem para o século XXI de forma ordenada e vagarosa.
Manter culturas úteis e que mantenham viva a memória de seu passado e eliminar costumes inumanos é algo errado? Pq não permitimos o canibalismo, então?
Não era este também uma parte de nossa cultura indígena?
Mas como diz certa música: "A nossa indignação é uma mosca sem asas, não atravessa as janelas de nossa casa."
Gih #) em 08 de dezembro de 2008 às 20:48:32»
Wolfgang,
eu até concordo com vc , mas assim como eles ñ querem essa criança, há milhões de outras pessoas no mundo que podem quere-la.
Então , se ñ a querem na tribo, plo menos deem a chance de convivencia em outra ambiente, o civilizado.
Wolfgang em 08 de dezembro de 2008 às 20:19:55»
Ok...
Para a NOSSA CULTURA (tá assim para chamar a atenção mesmo) isso é cruel e desumano

Mas imagina o seguinte:
vc está no meio da floresta, não temos medico, nenhuma vantagem da nossa tecnologia, e de repente temos um ser que não poderá colaborar o suficiente para a sobrevivencia do grupo
Que fariamos?

a) Aceitariamos esse fato e faremos o grupo com MENOS possibilidade de sobrevivencia

b) Afastariamos este ser (ou matariamos ele) e mantemos a chance de sobrevivencia como era antes de termos este problema

Essas são as escolhas que teriamos de passar se fomos uma tribo de indios, para eles isso é garantia de vida melhor

Acho que discutir o que eles fizeram sem pensar se fosse no nosso caso é que torna um absurdo

Foi um milagre que ocorreu mesmo

E não é uma matéria triste
É um claro exemplo do que é a vida neste pequeno planetinha que chamamos de lar
Tila em 08 de dezembro de 2008 às 19:54:35»
Cruel e desumano...
Ok, é a cultura deles...mas,.... :ma:
De certo modo a nossa cultura também tenta se "esquivar" de pessoas com certos "problemas", achando que o mundo gira em torno de nós mesmos.
Matéria triste...
:-( :cry:
Mih em 08 de dezembro de 2008 às 19:04:21»
Ai genteee!!!O video é tixte!!Nossa!! :(
Como que eles conseguem agir daquela
maneira?!!Tradição?!!Não é explicação!!! :ma:
Mih em 08 de dezembro de 2008 às 18:44:05»
Bom,é um assunto delicado...Concordei e descordei com algumas opinões aqui!! :wink:
Maaaass...Sei la,viu?!!Prefiro silenciar...apesar de que acho tudo isso
uma tremenda falta de atenção aos direitos humanos e que parece que existe só pra "alguns"!
Sem mais... :-(
Marion em 08 de dezembro de 2008 às 18:14:04»
Nenhum costume por mais tradicional que seja deve estar acima do direito à vida. Esse ritual é um ato de violência inaceitável nos dias de hoje. O que é a civilização?
Pirulito em 08 de dezembro de 2008 às 17:28:08»
Culturas diferentes modo de vida diferente, é necessario muito tato para lidar com estas situações, a influencia do homem branco geralmente distorce a maneira de ver a vida do indio, observe que a influencia principal para os indios passarem a cometer o suicidio foi a matança de seus pajés pelos homens brancos.
Nurse em 08 de dezembro de 2008 às 17:26:51»
Todos os dias vemos crianças nas ruas abandonadas sim. Já se tornou banal? Sim. Mas não ker dizer que seja tolerado. Não é tão fácil assim resolver o problema dos outros...

Concordo plenamente com o Franco. Elas não querem morrer! Respeitar costumes? O direito à vida prevalece sobre tudo, e não está sendo respeitado!
Franco em 08 de dezembro de 2008 às 17:15:44»
Relativismo moral é isso: não há "certo" ou "errado", tudo depende... tudo é relativo ao meio, aos costumes, à cultura. Grande BESTEIRA: as crianças que morrem NÃO QUEREM MORRER. Se para acabar com tais práticas for necessária a aculturação, que seja feito isso. Essa discussão ocorre também na Holanda, onde são tolerados os mais diversos e estranhos costumes dos imigrantes que lá vivem, inclusive a mutilação genital. Ou seja: em nome de uma "liberdade" cultural, são torturadas meninas holandesas (porque lá nasceram), sob o olhar compacente dos relativistas morais. Para essa gente, direitos humanos só existem para os "evoluídos"...
malukinha em 08 de dezembro de 2008 às 17:07:03»
que absurdo, sem palavras... 8O
renato carneiro viana em 08 de dezembro de 2008 às 16:42:45»
para agente q vive aki fora e bem facil falar eles sao malucos, doentes e etc. mas ponham-se no lugar deles sem contato com o mundo exterior nasceran vendo aquele tipo de coisas a vida toda entao para eles isso e normal. vc teria coragem de beber o sangue de uma cobra cascavel ainda quente? na tailandia isso e mais normal do q se imagina, vc teria coragen de comer carne humana? ha tribos no congo q realizan esta pratica, vc teria coragen de amarrrar explosivos ao seu corpo e detonalos e um lugar cheio de gente? e so vc dar uma olhada no noticiario. isso e apenas uma cultura q nao e a sua ou do seu conhecimento nao estou dizendo q e certo. mas respeito....
angelkk em 08 de dezembro de 2008 às 16:01:29»
Na nossa cultura há milhares de crianças abandonadas pelas ruas passando fome e frio, se drogando e se prostituindo, sendo violentadas de todas as formas, vivendo sem nenhuma dignidade. Será que também somos ignorantes e irracionais?
angelkk em 08 de dezembro de 2008 às 15:50:30»
De certa forma, isso acontece também na nossa cultura, de forma dissimulada e camuflada é claro, mas acontece.

Abandonar crianças nas ruas e deixá-las passando fome e frio também é chocante e abominável, no entanto convivemos com milhares de crianças abandonadas por nossa sociedade e ninguém se importa muito com isso. Os indios talvez não saibam bem o que estão fazendo, mas nós sabemos, temos consciencia do que certo e errado e mesmo assim, continuamos olhando para crianças orfãs que ficam largadas, sujas e famintas pelas ruas e fingimos que não estamos vendo nada (de mais). O que é pior? Enterrá-las vivas ou deixá-las morrerem de fome e frio nas ruas das nossas cidades?
Pimmm em 08 de dezembro de 2008 às 15:43:05»
primeira vez que visito o blog,gostei muito do conteudo estão de parabens
realmente muito chocante o que certas pessoas fazem para respeitar algumas tradições.
Rocket em 08 de dezembro de 2008 às 14:32:02»
Cultura deles, tudo bem... Mas analisemos... Não são "atrasados" emocionalmente. O avô, por exemplo: sucidou-se de remorso, e etc... Ou seja, são capazes de compreender que algo ali está errado. Acho que isso basta...
LoiraInteligente em 08 de dezembro de 2008 às 13:42:43»
Todo ato contra a vida é chocante e abominável.
Dificíl não desejar interferir para salvar-lhes a vida e garantir a sobrevivência da "etnia". É um assunto delicadíssimo. As crenças e tradições inúmeras vezes se sobrepõe sobre a razão.
Nos acostumamos a ver e ficarmos indignados com atrocidades na África, Ásia e pensar que tão perto de nós há tanto para se lamentar quanto lá...
Cadê os bravos defensores dos "Direitos humanos", ou será que os povos indígenas não são humanos???
Indignada em 08 de dezembro de 2008 às 13:23:56»
Que raio de cultura deles nada.
Tradições?? Só devem ser respeitadas qdo não ferem os "direitos individuais mais elementares". Quer direito mais elementar do que o direito a vida?
Isso já é duvidar do pouco de humanização que ainda nos resta! Que absurdo!
Um mínimo de bom senso ainda é essencial!
nome : em 08 de dezembro de 2008 às 12:45:49»
O_O'
Elton em 08 de dezembro de 2008 às 12:15:49»
cada um com sua cultura, (mesmo q sejam tão absurdas!) :roll:
Stop em 08 de dezembro de 2008 às 12:15:13»
nossa õ.O, mas como AnaMiau disse, é a cultura deles
AnaMiau em 08 de dezembro de 2008 às 12:01:14»
É difícil de comentar sobre esses assuntos... É a cultura deles, mas aind assim é terrível...